Olá! Depois de um pequeno sumiço vim trazer uma resenha fresquinha pra vcs!
O livro da vez é um conhecido clássico da nossa renomada Jane Austen. Razão e Sensibilidade foi seu primeiro livro publicado, que logo recebeu reconhecimento do público.

TITULO ORIGINAL: Sense and Sensibility
ANO: 1811
EDITORA: Por ser um clássico possue várias editoras e adaptações
PÁGINAS: Depende da edição.


•Sinopse: Na Inglaterra, no século XIX, as irmãs Dashwood ficam desamparadas com a morte do pai, que deixara suas propriedades em Norland ao filho do primeiro casamento. Mudam-se para um chalé em Devonshire, oferecido por um primo da viúva. A autora não faz concessões à sociedade da época, traçando um painel mordaz de tipos interesseiros, cujo objetivo de vida consiste em obter meios de enriquecer e projetar-se socialmente, seja herdando fortunas, seja casando-se por conveniência.

    A minha edição é bem curtinha, tem 103 páginas, então foi uma leitura bemmm rapidinha.
    Eu já havia lido outro romance da autora, o Orgulho e Preconceito, e tinha gostado da história (li uma adaptação em inglês). Apesar de se passar em uma época diferente, o que consequentemente nos leva à uma sociedade diferente, eu gostei.
    Vou explicar melhor, no século XIX infelizmente existia uma ideia muito mais "machista" de sociedade. Mulheres casavam jovens, os pretendentes e as moças tinham dotes, as propriedades da família eram herdadas pelos filhOs (sim, apenas os homens), etc. Apesar de gostar de histórias de outras épocas, essa sociedade não me agrada muito sabem?
    Mas do que seria a história de duas irmãs que após a morte do pai vão morar de favor com um parente distante com sua mãe e outra irmã e tem dois amores literalmente "complicados" sem os empecilhos dessa época?!
    Sim, a "magia" da história está na sociedade da época, na vida e personalidade dessas duas irmãs. Elinor (a mais velha, mais sensata e racional) e Marianne (a filha do meio, completamente sensível, que só escuta seu coração).
    Elinor é apaixonada por Edward, que também demonstra muita afeição por ela, mas como nem tudo são flores, ao que parece ele está noivo a 2 anos de uma moça chamada Lucy (que não possue muita "classe". Em outras palavras é agitada, meio enxerida e espalhafatosa). Edward nunca havia mencionado a moça, e o compromisso nunca tinha sido afirmado (ou seja, ninguém sabia disso além dele, Lucy e a irmã dela), será que a mãe de Edward Ferrars deixaria essa união acontecer?
    Em contra partida Marianne conhece John, logo os dois passam mais tempo juntos, e todos supõem que um casamento acontecerá, mas John tem um passado obscuro, e acaba se afastando de Marianne. Então o Coronel Brandon que já mostrava interesse pela jovem Marianne tenta se aproximar, mas ela o julga inválido (por ser mais velho) e sofre por não entender a situação com John. Apesar do Coronel se mostrar presente, Marianne não escuta a razão...
    Muitas perguntas pra uma só resenha não? Então, eu não queria contar a história completa do livro para que vocês também a leiam e descubram por si o final.
    O livro é bom, com o estilo de época e as cartas, carruagens, chás e festas. A minha leitura por ser uma adaptação foi rápida, mas você encontra facilmente edições caprichadas e mais completas, cheias de detalhes!
    
•Observação: O livro tem um filme também, ou seja se você não gosta de romances de época mas quer saber o fim da história pode assistir!
Uma outra curiosidade legal é que o nome do livro é por causa da personalidade distinta das duas irmãs, uma é a "razão" e a outra a "sensibilidade".

•Classificação: Clássico Britânico

•Nota: 3/5 (Gostei do livro, mas talvez por ser uma adaptação curta não tenha me apegado muito aos personagens o que me fez diminuir um pouco a nota... Mas isso não tira a beleza da história de época, que apesar de ter outros "costumes" eu acho interessante!)

Então é isso gente!
Espero que vcs tenham gostado da resenha *-*
Deixem a opinião de vocês sobre livros de época e me digam se já leram algum e se indicam! :3
Bjsss :*


16 Comentários

  1. Raqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeel, amei a sua resenha, me deu vontade de ler o livro! beijãooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayyyy! Que bom ter vc aq! *-*
      Brigadaaa! Q bom que gostou da resenha! <3
      Leia sim, acho que você vai gostar! Se quiser ler algo mais rapido pega a adptção que eu li que é bem curtinha :3
      Bjssss :*

      Excluir
  2. Awww amei pelo fato de se passar na Inglaterra e a história é super interessante, onde comprou o livro?
    www.blogparisiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii Danny *-*
      Simmm uma Inglaterra bemmm diferente da que imaginamos!
      Comprei na saraiva msm se não me engano!
      A editora é a Scipione, caso vc queira ler a mesma versão q eu li :3
      Bjsss :* e Obg pela visita!

      Excluir
  3. Oii Raqueel :)
    Amei sua resenha! E eu sou louca para ler um livro da Jane, estou até separados títulos de alguns clássicos para comprar e esse já está na lista!!
    Eu me apaixonei pela história, adoro esses romances de época, pois eu aprendo bastante!!
    Adoro o seu blog *--*
    Beijoo

    Primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRUUUU que visita boa!
      Q bom q vc gostou da resenha!
      Esse é o segundo livro q eu leio dela, se vc está procurando romances de época na Inglaterra leia qualquer livro dela q vc vai gostar!
      Bjssss :*

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Quel!
    Tudo bem? Quanto tempo que eu não venho aqui!
    Estava com saudades dos seus post! Amei a resenha e o livro é muito interessante.
    Nunca li algo assim, mas garanto que vou assistir o filme!
    Beijos, linda!!
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne td bom sim! E com vc? :3
      Pois é! Mas seja sempre bem vinda!
      Rsrs eu andei meio sumida neh? Mas estou voltando!
      Quando assistir o filme me fale Oq vc achou! *^*
      Bjsss :*

      Excluir
  6. Olá, Raquel! Tudo bem?
    Primeiramente, adorei sua resenha! Tenho muita vontade de ler Jane Austen, mas coloquei na cabeça que só lerei aquela edição de capa dura e rosa <3
    Abraços e um feliz ano novo para você!
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mari <3
      Td sim!
      Fico mt feliz em saber que você gostou *^*
      Uhum sei como é! Como é um clássico tem muitas edições lindas! Eu sou louca por uma delas, essa minha é bem simples :'(
      Beijinhos e Feliz Ano Novo pra vc tbm ^-^

      Excluir
  7. Que blog lindooo!!Amei a forma como você escreve, tudo muito lindo gata!
    http://booksdanelly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgg Nelly! *-*
      De verdade, seu comentário vale muito! <3
      Beijinhos :*

      Excluir
  8. Oi Raquel! Tudo bem?
    Primeiramente obrigada por me convidar a conhecer seu blog lá no insta. É sempre bom conhecer novos blogs literários e adorei o seu.
    Acredita que a Jane Austen é minha escritora favorita? :)
    Parabéns pela resenha e espero voltar mais vezes!!
    Ps. Estou seguindo também ^^
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu também acho muito interessante os costumes da época, que são retratados tão bem pena Austen em seus clássicos. Estou lendo esse agora, estou gostando bastante. Vamos ver a que conclusão chegarei ao final.
    Adorei o blog! Bjs

    ResponderExcluir